domingo, 4 de junho de 2006

Lupicinio Rodrigues

Buscando pelos meus Vinil's

(História da Música Popular Brasileira - Lupicinio Rodrigues n° 10)

Inspirada pela comunidade do orkut. A descrição diz tudo:
"Procurei pra entrar e achei inadmissível não existir uma comunidade sequer desse grande cantor gaúcho... tudo bem, somos jovens na maioria do orkut, mas isso impede de termos cultura? então tá criada a comunidade..."
(Comunidade no Orkut - Lupicinio Rodrigues)

Gaúcho de família humilde, trabalhou desde cedo como mecânico de automóveis, mas sempre gostou de músicas de carnaval e da vida boêmia de Porto Alegre.

Lupicinio conseguiu fazer sucesso fora do eixo Rio-São Paulo, o que é difícil hoje e era mais ainda nos anos 30. Suas músicas tratam geralmente de temas de "dor de cotovelo", amores fracassados e traídos. Em 1932, quando já atuava como cantor, foi ouvido e muito elogiado por Noel Rosa, então em excursão pelo Sul com Francisco Alves.
Quatro anos depois veio a primeira gravação de suas composições, pela Victor: um compacto com "Triste História" e "Pergunte a Meus Tamancos", ambas em parceria com Alcides Gonçalves, que seria também co-autor de outros sambas-canção como "Castigo", "Maria Rosa" e "Cadeira Vazia".
Um de seus maiores sucessos, "Se Acaso Você Chegasse", foi gravado pela primeira vez por Cyro Monteiro, em 1938.
A música ficou tão popular que Lupicinio foi para o Rio, onde conheceu Francisco Alves, que gravaria muitas de suas canções, como "Nervos de Aço" (1947) e a magistral "Esses Moços" (1948).
Num caso raro na MPB, "Se Acaso Você Chegasse" foi regravada com estrondoso sucesso em 1959 por Elza Soares e lançou a cantora no mercado. "Vingança", gravada por Linda Batista em 1951, foi outro sucesso retumbante, inspirado na amargura em que vivia uma mulher que o havia traído.
As regravações foram numerosas: Paulinho da Viola ("Nervos de Aço"), Caetano Veloso ("Felicidade"), Elis Regina ("Cadeira Vazia"), Zizi Possi ("Nunca"), Leny Andrade ("Esses Moços") e Gal Costa ("Volta") são alguns exemplos.

Mas seu mais importante intérprete é Jamelão, que gravou dois discos dedicados à sua obra em 1972 e 1987, acompanhado pela Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo.
Lu
picinio participou do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1969 com a música "Primavera", defendida por Isaura Garcia. (Fonte: cliquemusic.com.br)

"Ninguém soube, como ele, cantar a dor e a desilusão de forma tão genial, sem cair em clichês e lugares comuns. Todas as pessoas que um dia choraram um amor, ergueram sem dúvida um brinde a Lupicinio.
Faleceu em Porto Alegre, RS, em 27 de agosto de 1974" (www.mpbnet.com.br)



para ler mais sobre Lupicinio Rodrigues clique aqui


*clique aqui para fazer o download da musica* "Se Acaso Você Chegasse" interpretada por Elza Soares, Elis Regina e Jair Rodrigues - (arquivo .mp3)

=)



*********************

( Rap nerd?? aqui nesse blog não tem nenhum "rap nerd" não..."rap nerd" não escuta "musica popular brasileira", muito menos coleciona vinil..ao invés de perder tempo fazendo comentários em blogs...não perde tempo...vai ler um livro..vai ouvir uma boa musica..e não se encomode com nós aqui..)

2 Comments:

  • Não conhecia esse cantor, vou ver se me informo mais...

    e sobre Afu Ra no Brasil, eu vou mesmo se for no Amazonas!

    By Blogger Sleepah, at 10:25 PM  

  • Lupicínio é a música, é a dor em melodia...

    By Blogger Jô Diniz, at 10:31 PM  

Postar um comentário

<< Home