Disco inédito, DVD e reedições trazem à tona o velho Jorge Ben Por Mauro Ferreira - O Dia 14/04/2007
Rio - Jorge Ben ressurgiu com força este mês. Não o Jorge Ben Jor que decepcionou fãs com seu último CD de inéditas, ‘Reactivus Amor Est’, lançado em 2004. Mas o Jorge Ben do fim dos anos 70 e início dos 80. DVD, reedições de três discos e um álbum com 11 músicas inéditas da época trazem à tona o velho e bom Jorge.
Já nas lojas, via Biscoito Fino, o DVD ‘Energia’ exibe especial apresentado pelo artista na TV Globo em 1982. Gal Costa, Tim Maia e Zico fazem duetos com Ben.
O programa global foi filmado na época em que Jorge pertencia ao elenco da gravadora Som Livre. Foi no arquivo desta companhia que foi encontrado álbum com músicas inéditas. Gravado presumivelmente na virada dos anos 70 para os 80, o disco nunca tinha sido editado. Mas chega às lojas no fim do mês com um título (estranhamente em espanhol), ‘Recuerdos de Asunción 443’, que alude ao endereço da sede da gravadora no bairro de Botafogo.
No inédito repertório de 11 músicas, há faixas como ‘Duas Mulheres’, ‘Falsa Magra’, ‘Miss Gal’, ‘Um Poeta Amigo Meu’, ‘Emo’, ‘St. Lepolvit’, ‘Aquela Senhora’ e ‘Zenon Zenon’. Duas músicas, ‘O Astro’ e ‘Marrom Glacê’, foram compostas para as trilhas das novelas homônimas, exibidas pela Rede Globo em 1978 e 1979, respectivamente. Ambas não foram aproveitadas na seleção musical dos folhetins.
Simultaneamente com o lançamento de ‘Recuerdos de Asunción 443’, disco que tem arranjos de Lincoln Olivetti e foi finalizado este ano por Ben Jor, a Som Livre vai pôr nas lojas as primeiras edições em CD de três títulos da discografia do astro. ‘Dádiva’ (1984), ‘Sonsual’ (1985) e ‘Ben Brasil’ (1986) eram os únicos discos gravados por Ben Jor para o mercado brasileiro que ainda não haviam saído em CD.
A rigor, o melhor de Jorge Ben reside no acervo da gravadora Universal (que deveria reeditar os discos do período 1963 — 1977). Mas o DVD ‘Energia’ — que registra o encontro de Tim Maia e Ben em ‘Lorraine’ — poderá amenizar a saudade da fase áurea do ‘Zé Pretinho’.