quinta-feira, 10 de agosto de 2006

BID - "Bambas & Biritas Vol. 1"




Bambas & Biritas Vol. 1 começou a nascer há quatro anos. "Eu ia encaixando esse trabalho solo nos intervalos dos outros trabalhos", conta Bid em entrevista ao S&Y. "Todas nasceram da secretária eletrônica. Eu telefonava para a secretária eletrônica do estúdio e deixava recado com a idéia, para não esquecer", conta o produtor. Bambas & Biritas Vol. 1 conta com um time luxuoso. Black Alien, Elza Soares, Rappin' Hood, Seu Jorge, Marku Ribas, Carlos Dafé e Arnaldo Antunes são alguns dos nomes que marcaram presença no disco. São 53 músicos participando", contabilizou o produtor.

Tanta gente diferente, no entanto, não fez com que o trabalho perdesse em unidade. "São pessoas com que eu já trabalhei antes, ou no Funk (Como Le Gusta), ou em remixes, ou em produções", diz Bid. "O mais legal do projeto é que todo mundo estava a fim de estar lá. Não era uma coisa do tipo: 'putz, tem gravação'. Sinto que todo mundo participou de coração", acredita. Segundo ele, Seu Jorge gravou sua participação (cantando E Depois, parceria do cantor com o produtor) em apenas uma tarde. "Black Alien também fez em um dia a parte de escrever e gravar", relembra.

As parcerias, alias, se destacam no álbum. Rappin’ Hood ouviu a melodia de Bid e decidiu homenagear o amigo Sabotage. O resultado é a emocionada Maestro do Canão. "Eu adorava o trabalho do Sabotage e tenho o maior respeito pelo Rappin Hood", comenta Bid. O produtor acredita que o parceiro na música precisa ter liberdade para experimentar. "Quando o Black Alien fez a letra, é o que ele escreveu, o que ele sentiu em cima da música instrumental que foi oferecida. A gente sempre espera que de certo. Nesse caso, acho que deu super certo, fiquei super feliz", festeja. (...)

Além das nove músicas originais, compostas exclusivamente para o álbum, Bambas & Biritas Vol. 1 traz dois bônus tracks, sendo que um deles é Roda Rodete Rodeano , com a voz do amigo Chico Science. Essa foi a primeira experiência de Bid no estúdio com a Nação Zumbi, e que rendeu, em seguida, o aclamado Afrociberdelia. "A gente fez ela, depois fez Maço, e fizemos mais uma, que está guardada, quem sabe talvez para o volume dois do Bambas e Biritas. (risos). Macô entrou no Afrociberdelia e essas duas ficaram guardadas", diz. A música já havia sido liberada para um CD que saiu encartado em uma edição da revista Trip, que homenageava Chico Science. "Eu achei que sair só na Trip não foi suficiente. Não é todo mundo que teve aquele exemplar da revista, e acesso a essa música. Achei que era uma idéia bacana colocá-la no disco, tanto que ela vem como bônus track, não faz parte do disco. É um brinde mesmo. É para as pessoas que curtem o Chico, e porque ela soa tão atual para mim quanto era quando ela foi feita. Você escuta hoje e ela é atual. E é legal ouvir o Chico improvizando sobre Caju e Castanha. É uma honra. Achei legal colocar no disco, importante tirar da gaveta", explica Bid.
(...)
Antes de ser lançado no Brasil, Bambas & Biritas Vol. 1 foi editado na Europa e no Japão. A resposta do lançamento animou Bid. "O disco está tocando na maior rádio da Itália, além do clipe de Mandingueira, que está passando na MTV de lá. Também está saindo em revistas, matérias bacanas. É um processo que vai acontecendo. Agora eu quero começar a pensar nos shows", avisa, já adiantando o que planeja para os palcos. "Estou montando uma banda especial. Será um sexteto. Carlos Dafé e Marku Ribbas participam da banda. A gente vai fazer músicas do Bambas e Biritas, músicas do Dafé e músicas do Marku. Vai ser bem roots. Vamos ter samplers e percurssão com o Bruno Buarque. O Lula Barreto (ex-União Black) vai tocar baixo. E na batera é o Rocco, meu irmão. Ele mora em Los Angeles, mas está aqui e vai trabalhar com a banda por um tempo. Vai ser bacana", acredita ...........................

*(Fonte:
www.screamyell.com.br Por: Marcelo Costa)*



[+] Para ler a matéria e a entrevista completa com o Bid *Clique aqui*

[+] Para ouvir as musicas acesse *http://www.myspace.com/bambasebiritas*

[+] Para comprar o Album "Bambas & Biritas Vol.1" *Clique aqui*


see.ya

Camilinha =)

3 Comments:

  • ae camila...
    bom esse som né..!
    não sei se vc ta sabendo, mas o bid vai abrir o show do seu jorge no pepsi hall, dia 02 de setembro junto com o dj cia!
    pelo visto vai estar bom!
    bju grande

    By Anonymous Anônimo, at 12:33 AM  

  • e para baixar o album como faz?
    uhuh
    abracoo,,

    By Blogger Chillin, at 6:13 AM  

  • Camilets!!
    Esse disco é definitivamente um clássico da música brasileira, estou enchendo o saco do Bid pra ver se ele faz uns vinis! Os sons da Elza Soares, do Seu Jorge e o do Marku Ribas são obras primas!
    Fui no show no auditório do Ibira e foi outro deleite! Ele teve a moral de reunir toda essa galera do disco em um único palco, talvez vire dvd...
    Saudades sua atucanada!
    E beijos pra chata da Ve q só vem pra Sampa qnd não consigo vê-la e Alan... que NUNCA vem pra Sampa...

    By Anonymous Anônimo, at 10:56 AM  

Postar um comentário

<< Home