quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Ta rolando.. Festival do Rio BR 2006


A partir do dia 21 de setembro, o Rio de Janeiro será a capital mundial do cinema. A edição 2006 do Festival do Rio, o maior e mais importante encontro do cinema da América Latina, vai apresentar mais de 300 produções de 60 países, que serão exibidas em 34 locais da cidade, divididos em 25 cinemas, sete lonas culturais e na praia de Copacabana. Grande parte destes filmes pode levar anos para chegar ao circuito comercial e muitos deles dificilmente voltarão ao país.

Serão apresentadas produções que até agora só foram vistas e premiadas em outros festivais internacionais. Entre eles, The Queen, de Stephen Frears, A Prairie Home Companion, de Robert Altman, A Scanner Darkly, de Richard Linklater, A Angel, de Luc Besson, News from Home, de Amos Gitai, La tigre e la neve, de Roberto Benigni, Sketches of Frank Gehry, de Sydney Pollack, Babel, de Alejandro ez Iñarritu, e Bienvenido a casa, de David Trueba.

São esperados centenas de convidados de todo o mundo, entre atores, diretores, produtores e profissionais do cinema para entrevistas e premières sobre as tendências da criação artística contemporânea e aspectos ligados à produção, exibição, distribuição e comercialização de filmes. Debates, seminários e uma rodada de negócios vão aproximar 600 realizadores e exibidores brasileiros de 300 produtores e empresários estrangeiros interessados em novas parcerias e oportunidades.

Filmes clássicos restaurados, mostras especiais e retrospectivas completam a programação do Festival, que foi vista no ano passado por um público de 230 mil pessoas.

Além das mostras consagradas, como Panorama, Expectativa 2006, Midnight Movies. Mundo Gay, Geração e as Première Brasil e Première Latina, o festival apresentará Novas Imagens do Irã, com surpreendentes criações de um dos cinemas mais premiados e originais da atualidade; Cinema que Pensa, com filmes e vídeos que tematizam arte, filosofia e pensamento; e Dox e Fronteiras, dedicadas a documentários internacionais, gênero que se estabeleceu como uma das mais vigorosas vertentes do novo milênio. O país homenageado em 2006 será o Canadá, na mostra Foco Canadá, com 13 dos filmes mais recentes daquele país. Uma grande restrospectiva será dedicada a Luchino Visconti, em comemoração ao centenário de nascimento e dos 30 anos de morte do grande diretor de Morte em Veneza.

A Cinelândia vai voltar aos bons tempos, quando na década de 20 a região aproveitou a eletrificação da avenida Central – hoje Rio Branco – e passou a abrigar diversas salas de exibição, tornando-se o centro da vida cultural carioca. O Odeon BR, criado em 1925, terá a honra de dividir com o Cine Palácio, inaugurado em 1902, as sessões de Gala e Popular da Première Brasil. O Centro Cultural da Justiça Federal, mais uma vez, vai exibir documentários, enquanto o Museu de Arte Moderna recebe uma programação diferenciada. A Tenda Cinelândia, inaugurada em 2005, será o ponto de encontro do público com o audiovisual, promovendo debates com atores, diretores e críticos do Brasil e do mundo.

Veja a Programação