sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

"The Sons of Cuba" a continuidade do antológico "Buena Vista Social Club"



Patato e Pio Leiva exibem diversidade da cena musical cubana


Dois figurões da música cubana acabam de desembarcar no mercado brasileiro. Conhecido integrante do projeto Buena Vista Social Club, o cantor Pio Leiva é protagonista do filme "The Sons of Cuba" (2004), que sai aqui em DVD e CD com a trilha sonora. Já o percussionista Patato Valdés surge em gravações dos anos 90, compiladas no álbum "The Legend of Cuban Percussion". Dirigido pelo argentino German Kral, "The Sons of Cuba" pretende ser uma seqüência de "Buena Vista Social Club" (1998), documentário de Wim Wenders que ajudou a popularizar internacionalmente a música de veteranos cubanos, como Leiva (que morreu em março de 2006), Ibrahim Ferrer e Compay Segundo.

A intenção de Kral é mostrar a "próxima geração" da cena musical da ilha. Seu elenco destaca uma eclética seleção de jovens talentos: do ótimo cantor Pedro "El Nene" Martinez (herdeiro da tradição do bolero) à rapper Telmary Diaz, passando por Mayito Rivera (da banda Los Van Van) ou pelo grupo pop Chiki Chaka Girls. "The Sons of Cuba" já justificaria sua existência se apenas narrasse as histórias e exibisse as performances dos músicos, mas Kral comprometeu o filme ao tentar unir documentário e ficção.

No fraco roteiro, Pio Leiva interpreta a si mesmo: ajuda um taxista (Bárbaro Marin) a formar uma banda para levá-la em turnê pelo Japão. Ao menos restam belas tomadas de Cuba e os números musicais. Leiva interpreta o bolero "Cuando Ya No ne Quieras" com Osdalgia Lesmes. Mayito Rivera exibe seu carisma na frenética "Negrito Bailador". Há ainda uma versão de "Chan Chan", hit do Buena Vista que mistura os vocais de Leiva, Rivera e Osdalgia com as rimas da rapper Telmary.


[+] Põe pra ver aeee:
Trailer do Dvd " The Sons of Cuba" - Buena Vista Next Generation




*(Fonte: Clube de jazz)*

Quem tiver oportunidade de ver e ouvir eu recomendo!!!

See.ya

Camilaaa

=)