terça-feira, 12 de setembro de 2006

Põe pra vêaeee!!!

:: O resumo do meu final de semana ::

Põe pra vêaeee!!!



Wattstax [1973]
Diretor: Mel Stuart
EUA

“I'm somebody"
"I'm somebody"
"I'm black, beautiful, proud…”

O grito de liberdade!!!!
Procure esse filme, pra entender do que eu to falando!!.


Wattstax, conhecido como o "Woodstock negro", foi um dos mais representativos festivais de música negra, que aconteceu em 1972 num estádio de futebol em Los Angeles.
Do mesmo diretor de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, o documentário mostra um pouco do que foi o festival.. desde apresentações de ícones da música, a imagens dos conflitos mais marcantes do país, depoimentos, e música (claro!), fazendo um registro importante do movimento black power nos anos 70.
Apresentações: a apoteótica apresentação de Isaac Hayes cantando "Shaft", o R&B dos Bar-Kays, Albert King, o gospel dos Staple Singers, Jesse Jackson, entre outras.
Destaque: As piadas do grande cômico Richard Pryor; A trilha e edição são sensacionais, além das apresentações memoráveis, que arrepiam até o último fio de cabelo.
O melhor momento foi, sem dúvida, o show do Rufus Thomas, que começou a cantar e o público foi a loucura, pulando das arquibancadas e invadindo o campo, para dançar mais perto do palco. Quando você olha e fala: “porra, claro!! num da pra assistir um mega festival desses sentado”, vem mais uma surpresa: No fim da música, Rufus domina a platéia e conduz a multidão novamente aos seus lugares dizendo: “poder para o povo negro… voltem para a arquibancada”. O poder dum mc (rs)!!Im.pres.sio.nan.te!. A galera simplismente para, ouve e obedece. Sem nenhum tumulto, todos voltam aos seus lugares felizes e o show continua, inacreditavelmente num espírito de celebração e paz.
De chorar!!!

Restaurado e lançado em DVD como Edição Especial de 30º Aniversário, não é difícil encontra-lo a venda por ai, e por um preço acessível, o que é melhor!. Você encontra também nas locadoras mais bacaninhas (Cavideo – RJ).

Dá pra ficar na dúvida entre fechar os olhos e sair dançando pela sala ao som dos clássicos, ou ficar sentadinha, hipnotizada com tamanho visual, identidade, verdade, postura, força e poder que o movimento teve na época.
Clássico dos clássicos!!!!

Soul Deep [2004]
BBC / UK –
Documentário

Série que conta a história da música popular negra nos EUA. Explora as raízes do funk e do soul, fazendo ponte entre o gospel, que marcou o início da música negra a 50 anos atrás, e o R&B que conhecemos hoje.

Destaque: a influência do líder pastor Martin Luther King, George Clinton, o ícone James Brown, Diana Ross, Ottis Redding, a gravadora Stax, Ray Charles, o início da carrera de Aretha Franklin, depoimentos de músicos e compositores que fizeram história na cultura negra americana.

O filme tá rolando no canal Film & Arts, numa série de 6 episódios.
Vale a pena dar um confere… É muito bacana!!.
Pra quem não pegou desde o início, fique ligado na programação do canal para os próximos meses, porque é bem provável que reprisem o documentário na integra.

Film & Arts – Sextas - 22h
Soul Deep # 01 [18/08/2006] - O Nascimento do Soul
Soul Deep # 02 [25/08/2006] - A Rodovia Gospel
Soul Deep # 03 [01/09/2006] - Motown, onde foi o nosso amor?
Soul Deep # 04 [08/09/2006] - Otis Redding & o soul do sul
Soul Deep # 05 [15/09/2006] - Funk - A nova forma do soul
Soul Deep # 06 [22/09/2006] - Rhythm & Blues Contemporâneo



Pro programa ficar mais legal, aconchegante e inesquecível, adicione:

role pela Lapa + amigos queridos + aquele tricô básico entre esposas + cachorro-quente no pão francês + mega blunts + canjica da mamãe + xadrez (eu não jogo isso, só assisto.. rs) + o colo do namorado..
Hummm.. divertido é pouco.
Amei, hein pessoal!

Orquidea..

1 Comments:

  • INDESCRITIVEL!!!!!mas vc sempre chega bem próximo de colocar em palavras os momentos...ehehehehehehhehe..tamo junto!

    By Anonymous Ralph, at 7:49 PM  

Postar um comentário

<< Home